Notícia

19/02/2015

Por que Cristo "Redentor"?

 
O berço desse monumento vem de uma ideia de 1859. Em visita ao Rio de Janeiro, o padre lazarista Pedro Maria Boss sugeriu à princesa Isabel a construção de um monumento religioso no alto do morro do Corcovado que, com seus 714 metros de altura, é mirante privilegiado da cidade do Rio de Janeiro.O apoio oficial, porém, só se concretizou em 1912 quando o cardeal Dom Joaquim Arcoverde abraçou a ideia, mas ela só ganhou corpo em 1922, ano do centenário da Independência do Brasil.
 
Durante uma década, uma campanha arrecadou fundos para execução da obra, que teve início em 1926 e levou cinco anos para ser concluída.O projeto original, de Heitor da Silva Costa, previa o Cristo com uma cruz na mão direita e o mundo na mão esquerda, mas, a pedido do cardeal brasileiro D. Sebastião Leme, o desenho passou a exibir uma imagem de simbolismo religioso mais forte e que poderia ser percebida a qualquer distância, como que abençoando a cidade de braços abertos.
 
A inauguração ocorreu em 12 de outubro de 1931 num dia em que o tempo estava péssimo, o que impediu que a população, ansiosa, desfrutasse da espetacular visão do monumento, mas uma benemérita nuvem de repente sumiu no céu e permitiu plena visão da prodigiosa estátua.

  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






www.profeliana.com.br
Todos os direitos reservados
Verificando usuário e senha