Notícia

19/02/2015

Sentir frio é contagioso, calor não

A conclusão dos pesquisadores da Universidade de Sussex (Reino Unido), apresentada em um artigo publicado na revista PLoS ONE, é que os seres humanos somos suscetíveis ao "contágio da temperatura".

Durante o estudo, voluntários que apenas assistiam a vídeos de pessoas colocando as mãos em água gelada apresentaram quedas significativas na sua própria temperatura corporal. De forma um tanto surpreendente, os "vídeos quentes" não causaram mudança na temperatura, sugerindo que somos sujeitos ao contágio do frio, mas não do calor.

"Nós acreditamos que isto provavelmente seja porque os vídeos quentes eram menos potentes - as únicas pistas que a água estava quente era o vapor no início dos vídeos e o rosado da mão do ator, enquanto que blocos de gelo eram claramente visíveis ao longo de toda a duração dos vídeos frios," disse Neil Harrison, que liderou a pesquisa.

"Os seres humanos são criaturas profundamente sociais e muito do sucesso humano resulta de nossa habilidade de trabalhar juntos em comunidades complexas - isso seria difícil de fazer se não fôssemos capazes de sentir empatia e prever os pensamentos, sentimentos e motivações dos outros". Conclui Harrison.


  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






www.profeliana.com.br
Todos os direitos reservados
Verificando usuário e senha