23/12/2012
Baseado na redação de Olhar Digital
Quem tem o costume de apelar à falsificação para aproveitar vantagens garantidas aos estudantes enfrentará dificuldades em 2013. A Carteira Nacional do Estudante, segundo informa o Correio Braziliense, será mudada e passará a contar com um chip.
A carteirinha nova estará disponível já para a Copa das Confederações, quando somente ela dará o direito à meia entrada. As alterações, aliás, foi exigência da FIFA, que, obrigada a aceitar o benefício brasileiro, quis garantias de segurança para os eventos da Copa, o Decreto Presidencial nº 7.783/2012 determina que o documento venha com algum dispositivo tecnológico que evite falsificações; a carteira estudantil é um dos maiores direitos conquistados pelos estudantes. Hoje, no entanto, por conta de fraudes, o número de documentos cresceu tanto que o direito, na prática, foi cerceado. Os jogos no Brasil dão a oportunidade de resgatar essa garantia de forma legítima.
Somente órgãos oficiais estarão aptos a emitir a carteira: Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE), Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) das instituições de ensino superior, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e uniões estaduais e municipais de estudantes - universitários ou secundaristas. A solicitação poderá ser feita nos postos da UNE.