24/12/2013
Baseado na notícia do Site O Globo
O Brasil gasta o equivalente a 64 mil por aluno nas idades entre 6 e 15 anos. A quantia representa menos de um terço do que gastam os países desenvolvidos avaliados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012: cerca de R$ 200 mil por estudante. Considerando os 49 países para os quais a Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) conseguiu cruzar dados de investimento por estudante com o desempenho em Matemática, o país está apenas na 38ª colocação. Os resultados do Pisa 2012, que avaliou 510 mil adolescentes de 15 anos em 65 países, mostram uma relação positiva entre os recursos investidos por aluno e o desempenho nas provas, mas só até certo ponto. De acordo com a pesquisa, a partir do investimento de 50 mil por estudante, aumentar os gastos não significa melhorar a média de desempenho. De qualquer maneira, o Brasil gasta apenas metade desse valor. Segundo especialistas, é preciso investir mais e melhor, distribuindo recursos educativos de forma mais equitativa entre as escolas que atendem pobres e ricos. O Pisa avalia estudantes de 15 anos nas áreas de Matemática, Leitura e Ciências. Entre os 65 países estudados em 2012, o Brasil ficou em 58º em Matemática, 55º em Leitura e em 59º em Ciências. Em relação a 2009, quando a pesquisa anterior aconteceu, a nota do país melhorou em Matemática (389 para 391), piorou em Leitura (421 para 410) e ficou no mesmo patamar em Ciências (405 pontos).
Para o pró-reitor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro da Academia Brasileira de Educação, Antônio Freitas. - Se você tem muitos professores que não têm a preparação adequada para praticar um bom ensino, não adianta colocar mais dinheiro, pois isso não garantirá um resultado superior. O Brasil tem destinado mais de 5% do PIB ao setor, e quer chegar a 10%. Mas o país investe mal. O principal investimento é formar professores que conheçam em profundidade a disciplina que ensinam e dominem as tecnologias para manter os alunos envolvidos com o conteúdo.